Conquista recebe do Governo Federal 5.600 testes rápidos para Covid-19. Os 7 mil comprados pela Prefeitura chegam esta semana

BANNER - SITES INTERIOR - 728X90PX - MAIS EDUCAÇÃO BAHIA 0420

BANNER_728x90_GIF

Neste domingo (3), Vitória da Conquista recebeu do Governo Federal um lote de 5.600 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. A partir desta segunda-feira, os testes começarão a ser aplicados em profissionais da Rede Municipal de Saúde.

Ainda nesta semana, também devem chegar ao município mais 7 mil testes, que a Prefeitura Municipal adquiriu com recursos próprios. Além dos trabalhadores da saúde, também estão no grupo prioritário para testagem rápida, neste momento, os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que estão na linha de frente do atendimento ao público.

Como o próprio nome já sugere, a principal diferença entre o teste rápido e o teste tradicional é o tempo do resultado. Enquanto o exame comum leva de 48 a 72 horas para apresentar o diagnóstico, o resultado do teste rápido sai de 10 a 15 minutos. A segunda diferença é que, em vez de coletar secreções nasais ou orais, o teste rápido analisa uma gotícula de sangue do paciente, semelhante a um exame de glicemia capilar.

De acordo com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a testagem rápida representa um grande avanço na luta contra a Covid-19. “A gente consegue agora identificar aquelas pessoas que têm diagnóstico de Covid e também aqueles que já tiveram e estão curadas. A gente vai entender como está a curva de Conquista e, a partir daí, criar estratégias de como a gente pode trabalhar ao longo desse período”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, além desses 12.600 testes que estarão disponíveis nesta semana, o Município espera receber novo lote do Governo Federal e também fazer mais aquisições próprias. Dessa forma, em um segundo momento, a testagem será estendida a outras categorias profissionais que estão atuando em serviços essenciais na cidade.

Além disso, também serão testados pacientes que estão em monitoramento pela Secretaria de Saúde e apresentam sintomas gripais há mais de sete dias.

“Este é o primeiro caminho e ideal para proteger a população da pandemia, junto com o isolamento social. Massificar a testagem para o diagnóstico da Covid-19 é a maneira mais eficaz para achatar a curva de disseminação do vírus no nosso município. Dessa forma, conseguiremos identificar os infectados e isolá-los, para evitar a transmissão”, destaca Ramona.


TEXTO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente