Covid-19 | No primeiro dia de testes rápidos feitos pela Prefeitura, Conquista mantém quantidade de casos: 35

BANNER - SITES INTERIOR - 728X90PX - MAIS EDUCAÇÃO BAHIA 0420

BANNER_728x90_GIF
Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de saúde (SMS) realizou os primeiros de mais de 12 mil testes rápidos que serão realizados em Vitória da Conquista. Foram testados profissionais de saúde Unidade de Saúde da Família do Bairro Vila Serrana. Mas, a Prefeitura não informou os resultados dos testes e o boletim divulgado às 18h42 de hoje traz o mesmo número de casos confirmados da Covid-19 no município, 35.

Em relação a ontem, foram feitas seis novas notificações, elevando para 654 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo novo coronavírus em Vitória da Conquista até ás 17h00 desta segunda (4), sendo que 559 descartados e 35 foram confirmados..

De acordo com boletim epidemiológico da SMS, do total de casos confirmados 26 evoluíram para cura, quatro para óbito e cinco pacientes estão em recuperação, sendo que um permanece internado e quatro em isolamento domiciliar.

Ainda aguardam resultado de exame laboratorial 22 pacientes e 38 aguardam coleta, totalizando 60 casos que ainda estão sob investigação e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destes, dois estão internados e 58 em isolamento domiciliar.

TESTE RÁPIDO

A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu 5.600 testes rápidos do Governo Federal e comprou outros sete mil, que ainda vão chegar. Com esses 12.600 testes, a Secretaria Municipal de Saúde pretende dar uma resposta mais ágil à ansiedade da população, que vive desconfiada e temerosa de que a realidade da doença seja muito pior do que se apresenta neste momento no município.

Nesta segunda-feira foi o início da testagem em massa que a SMS quer fazer, primeiro com profissionais de saúde, depois com outras categorias que também estão na linha de frente e em seguida com a população.

Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 a 15 minutos. “A partir de uma amostragem de sangue coletado, pode-se saber através do exame se o paciente já teve ou não contato com a doença. Este teste rápido tem a capacidade de identificar como está a condição da equipe para diminuir o risco de disseminação da doença no ambiente de trabalho”, é o que relata o farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Pablo Maciel. O teste rápido detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, a prioridade neste momento é testar os servidores da saúde por estarem na linha de frente do atendimento. “Escolhemos a Unidade da Vila Serrana para receber a primeira testagem e dentro do nosso cronograma, ao longo da semana, as demais 42 unidades serão também atendidas com os exames”, explica a diretoria.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: