Conquista | Testagem em massa aguarda 7 mil testes rápidos comprados pela Prefeitura. Cerca de 2 mil profissionais de saúde já foram testados

BANNER_728x90_GIF

Desde o dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizado testes rápidos em trabalhadores de saúde do município e em pacientes com sintomas ou que tiveram contato com pessoas com Covid-19 confirmada. No total, até terça-feira (19) foram testados 1.984 profissionais de saúde e 76 pacientes, perfazendo 2.060 testagens. A SMS não informou qual a taxa de confirmação (testes positivos)

Os testes que estão sendo usados fazem parte do lote de 5.600 enviado pelo Governo Federal no início deste mês. A Prefeitura também comprou um carga com sete mil testes rápidos, a um custo de R$ 622.300,00, no dia 17 de abril, da importadora Medtest, localizada em Lauro de Freitas, mas a entrega ainda não foi feita. De acordo com a secretário de Saúde, Ramona Cerqueira, o fornecedor informou que o atraso se deve à grande demanda de produtos para a saúde e a consequente redução da malha aérea, que ocasionou problemas logísticos, por isso as previsões trabalhadas anteriormente não puderam ser cumpridas.

A SMS ainda não divulgou como se dará a testagem em massa, conforme anunciado pelo prefeito Herzem Gusmão, mas Ramona Cerqueira disse ao BLOG que a secretaria construiu um plano de execução para realização dos testes rápidos. Considerando o tempo de 15 dias que a SMS levou para a realização de dois mil testes, a projeção é de que levará um pouco mais de dois meses para aplicar os cerca de 10.500 que faltarão, somando o restante do lote do Governo Federal, mais os sete mil que a Prefeitura comprou.

Desde que começaram a ser feitos em Vitória da Conquista (e o laboratório da Fundação Pública de Saúde passou a processar exames para a Covid-19), o número de casos confirmados subiu a uma média superior a seis por dia. É que, de acordo com nova portaria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se o teste der positivo e estiver associado aos sinais e sintomas da Covid-19 não será mais necessário fazer o exame laboratorial e o resultado será considerado positivo, aparecendo como confirmado nos boletins epidemiológicos.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente