Está sendo esperado para as próximas horas o anúncio de deliberação do Comitê Gestor de Crise, depois de ouvir o Comitê de Representação Civil e Institucional, composto por representes de diversos setores da sociedade, que deve levar ao prefeito Herzem Gusmão orientação para reabertura do comércio  e serviços considerados não essenciais. A decisão, se sair ainda neste sábado, ocorrerá no momento em que Vitória da Conquista chega a 107 casos confirmados de Covid-19, com um caso novo registrado neste sábado (23)

Dos 107 registros de infecção por coronavírus, 91 pacientes tiveram resultado positivo por meio de exame laboratorial de RT-PCR e 16 por teste rápido associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal. Dos casos confirmados, 59 evoluíram para cura, 44 pacientes estão em recuperação (nove estão hospitalizados e 35 em isolamento domiciliar) e quatro pacientes, residentes do município, foram a óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já notificou 1.246 pessoas com suspeita clínica e epidemiológica de Infecção pelo Coronavírus, sendo que já foram descartados 846 casos. Além disso, estão sob investigação 293 pacientes notificados: 171 aguardam resultado laboratorial e 122 aguardam coleta de amostra para exame.

Desses casos que estão sendo investigados, 17 encontram-se internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 276 estão em isolamento domiciliar.

Segundo a SMS, neste sábado, a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 10,9%, enquanto que dos leitos de UTI é de 30%. Neste momento, estão internados pacientes de Vitória da Conquista, Caturama, Jequié, Jacaraci, Macarani, Gandu e Ipiaú. O município disponibiliza 114 leitos (64 enfermarias e 50 Unidades de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19.