Curiosidade: Governador antecipou feriado estadual que não existe como tal

BANNER_728x90_GIF

O governador Rui Costa, com o objetivo de reduzir a movimentação nas cidades e tentar conter o avanço da Covid-19 no estado da Bahia, antecipou dois feriados para esta segunda-feira e para terça-feira (26). O feriado adiantado para amanhã é o da Independência da Bahia, celebrada no dia 2 de julho, o desta segunda-feira é do São João, 24 de junho. A medida, considerada importante e necessária, no entanto, traz uma curiosidade, uma espécie de intervenção do governo do Estado em matéria municipal: o São João não é um feriado estadual, sequer é em todos os municípios.

Não à toa, o texto da lei assinada por Rui Costa, no seu primeiro parágrafo, trata o feriado de 24 de junho como feriado regional – e não estadual. Ocorre que não existe feriado regional, apenas feriados federais, estaduais e municipais. O 24 de junho é feriado em Feira de Santana, Jacobina, Brumado e Vitória da Conquista e em cerca de 90% dos municípios baianos, mas não é por exemplo, em Teixeira de Freitas, Eunápolis e Prado, no extremo-sul do estado.

Certamente, a assessoria do governador deve ter levado em conta este ponto, já que vários municípios não teriam o feriado de São João para antecipar, embora pudessem dispor de outros. Vitória da Conquista teria, além do dia da padroeira, 15 de agosto – que o prefeito adiantou para quarta-feira (27) – a dia da cidade, 9 de novembro.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente