Depois da pressão de Rui Costa, ANTT fiscaliza transporte interestadual clandestino

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, pela primeira vez desde o início do enfrentamento à pandemia do coronavírus, dois ônibus que faziam transporte interestadual clandestino de passageiros, no posto da Polícia Rodoviária Federal do Km 836 da BR-116, no município de Vitória da Conquista. Os dois veículos, um vindo de São Paulo para Gandu, e outro com destino ao Rio de Janeiro, transportavam 52 passageiros.

Em entrevistas e lives, o governador Rui Costa vinha denunciando nacionalmente a inércia da agência reguladora, que fazia vistas grossas para o transporte clandestino de passageiros partindo de estados onde a disseminação da covid-19 segue em forte expansão. Segundo Rui Costa, a falta de fiscalização estava criando condições para o coronavírus chegar em municípios onde não havia casos confirmados da doença, dificultando o controle da pandemia e o retorno mais breve à normalidade.

O governador baiano já denunciava, antes disso, a postura de outra agência reguladora do governo federal, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que recorreu à Justiça para impedir as autoridades sanitárias estaduais de fazer o controle de temperatura de passageiros que desembarcavam nos aeroportos baianos. “Além de não atuarem, impedem que nós atuemos”, reclamou Rui.

A mudança de postura da ANTT foi bem recebida no Palácio de Ondina, de onde o governador baiano tem reiterado apelos para que o governo federal passe a atuar de forma articulada com os governadores e prefeitos no enfrentamento à pandemia: “Não é uma questão político-partidária, é uma questão de defesa da vida”, pontua Rui Costa.


TEXTO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO GOVBA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente