Veja aqui no BLOG todos os dados sobre a Covid-19 em Vitória da Conquista

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

A partir desta quinta-feira (4) o BLOG publicará  compilação de todas as informações sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus em Vitória da Conquista, com dados atualizados sobre quantidades de casos confirmados, curados, óbitos, taxa de contágio, ocupação de leitos hospitalares, taxa de isolamento social e, sempre que as secretarias municipal (SMS) e estadual de Saúde (Sesab) liberarem as informações, internações e/ou óbitos de pacientes de outros municípios em Vitória da Conquista.

Dois dos dados que o BLOG trará, diariamente, dizem respeito diretamente às medidas restritivas ou de flexibilização colocadas em prática pelo prefeito Herzem Gusmão. Por exemplo, o protocolo que baliza a decisões do governo municipal, oficializado por meio do decreto 20.323, assinado pelo prefeito e publicado na edição extra do Diário Oficial do dia 31 de maio, define que as fases da flexibilização de medidas que autorizou a reabertura do comércio dependem do percentual de crescimento dos casos confirmados da Covid-19 e da taxa de ocupação dos leitos.

Esses índices determinarão se fica tudo como está, com lojas e shoppings abertos em horários alternados, sem autorização para funcionamento de outros estabelecimentos, como salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e academias, ou mesmo se retrocede à situação anterior, determinando o fechamento de tudo outra vez.

Dois critérios que não foram incluídos no protocolo conquistense também merecem nossa atenção. Um deles é a taxa de contágio, que projeta a possibilidade de contaminação. Ontem, quando a Prefeitura divulgou que o município registrara 178 casos confirmados de Covid-19, a taxa foi para 1,119, anteriormente, no dia 1º, era de 1,046. A partir desse parâmetro, estima-se que a cada 10 pessoas com o vírus podem passá-lo a mais uma e assim por diante. Isso projeta cerca de 250 casos confirmados para o fim de semana. É apenas uma projeção, mas é importante ficar de olho e fazer a parte de cada um, ficando o máximo possível em casa, saindo apenas para o realmente essencial.

O outro é o índice de isolamento social ajuda a medir o tamanho do risco, pois indica quanto da população está indo para as ruas. Na segunda-feira (1º), o índice de Vitória da Conquista, medido pela plataforma online InLoco e disponibilizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estava em 37,3%, bem abaixo do domingo, quando era de 46,4%. O melhor índice foi no dia 25 de maio, quando o governo do Estado antecipou o feriado da Independência da Bahia.

Diariamente, a partir das 08h00, começando nesta quinta-feira. os leitores do BLOG terão esses dados em uma síntese, que publicará separadamente os números dos boletins da SMS e da Sesab sobre Vitória da Conquista, já que não são sincronizados.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente