Prefeitura de Conquista atrasa boletim do novo coronavírus para atualizar resultados dos testes rápidos. Números devem subir

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

Na maioria das vezes divulgado antes das 19h00, o boletim epidemiológico atualizado sobre os casos de Covid-19 em Vitória da Conquista está atrasado neste sábado (6). Até as 21h00 os dados não haviam sido liberados. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, em razão do grande número de testes rápidos realizados, a equipe de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve que realizar uma força-tarefa para atualizar os dados do município  no sistema federal e-SUS VE. É por esse sistema que são registradas as notificações de casos leves de Síndrome Gripal, bem como os casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

A grande quantidade de testes e a atualização que está sendo feita deve se refletir nos números do boletim e é possível que o número de casos confirmados suba mais que a média. Neste domingo (7), os dados que serão fechados hoje servirão para balizar as discussões na reunião conjunta dos comitê de Gestão de Crise e de Representação Social e Institucional, marcada para as 09h00. A reunião definirá as medidas que constarão de decreto do prefeito Herzem Gusmão determinando a manutenção ou o avanço da flexibilização ou ainda o fechamento do comércio mais uma vez.

PACIENTES DE MARÇO

De acordo com a secretária de Saúde interina, Ramona Cerqueira, “as informações que estão sendo atualizadas são de pessoas notificadas desde março de 2020 e que não possuíam critério para coleta laboratorial. A Secretaria está fazendo contato com esses pacientes para realizar o teste rápido para fins clínicos e epidemiológicos”.

O Governo Federal encaminhou 11.580 testes rápidos para Secretaria Municipal de Saúde, dividido em dois lotes. Outros 2.600 foram adquiridos pela Prefeitura, totalizando 14.180 testes.

Já foram utilizados cerca de quatro mil testes, aplicados em pacientes com quadro clínico epidemiológico compatível com Covid-19, em profissionais de saúde e de segurança pública em atividade (independente de sintomas), bem como seus contatos domiciliares, além de servidores de secretarias que trabalham na linha de frente do enfrentamento da pandemia. Também foram testadas pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos (abrigos e asilos) ou portadores de comorbidades de risco para complicação da Covid-19.

Além dos testes rápidos realizados pela Prefeitura, outros 3.500 foram feitos pela Secretaria de Saúde do Estado. Com essa intensificação da testagem na população, a força-tarefa de hoje é imprescindível para atualizar os dados no sistema de informações. Por esse motivo, o boletim epidemiológico diário passará a constar de um número de notificação possivelmente maior, devido a esta força-tarefa que está sendo executada.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente