A sorte está lançada | Comércio conquistense fica aberto, salões de beleza e outros reabrem segunda-feira e igrejas na quinta

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

Mesmo com o número crescente de casos de Covid-19 (68,42% na semana e 14,79% de sexta para ontem), a Prefeitura de Vitória da Conquista publicará decreto esta tarde autorizando a manutenção da abertura do comércio considerado não essencial e liberando a reabertura de salões de beleza, barbearias e outras atividades de tratamento de beleza, além de floriculturas, bancas de jornais e lojas de animais vivos.

A medida foi definida em reunião de mais de duas horas, ocorrida na manhã deste domingo (7), do Comitê de Gestão de Crise (CGC), composto por seis secretários municipais, e o Comitê de Responsabilidade Social e Institucional, formado por representantes de segmentos comunitários. O teor da reunião, com foram os debates e a posição de cada um são desconhecidos porque a Prefeitura não liberou a transmissão da mesma para o público e nenhum dos membros ainda se manifestou.

Mas, o prefeito Herzem Gusmão, de forma cortês, com tem sido, disse ao BLOG que o decreto assinado por ele trará o protocolo de comércio de animais vivos, salões de beleza, barbearias, floricultura e tabacarias e que  protocolo para atividades religiosas sera divulgado na terça-feira para retomada já a partir de quinta-feira (11).

Até a reunião deste domingo, que definiu a continuação do plano de reabertura e funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços em Vitória da Conquista, havia a dúvida se seriam semanais ou diários os percentuais que o CGC determinou como sendo parâmetros para balizar a decisão de continuar ou não a flexibilização. Viu-se que são diários. Isso equivale dizer que só voltará a acontecer alguma restrição se a variação do número de casos for superior a 20% de um dia para o outro. Traduzindo, se hoje a quantidade de casos confirmados for mais de 307, fecha tudo. Vamos esperar que não. Que os números caiam, embora saibamos que, nos próximos dias, a projeção é de aumento.

A sorte está lançada. Fique em casa. Se precisar mesmo sair, use máscara, mantenha distância da pessoa do lado e da frente.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente