Equipe do conjunto Penal de Vitória da Conquista faz teste rápido de Covid-19

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

Na manhã de hoje (08) foi realizada testagem rápida de todos os colaboradores do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a ação foi resultado das tratativas da Unidade com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal.

Esta ação é mais uma etapa da execução do Plano de Contingência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – Seap, que implementa em todas as Unidades Prisionais as barreiras sanitárias, a fim de retardar ao máximo a chegada do vírus para a população carcerária.

Além desse momento, a equipe do Posto de Saúde Penitenciário do CPVC, coordenada pelo enfermeiro Rafael Dominguez, vem realizando campanhas educativas e palestras, distribuição de máscaras descartáveis, face shield e álcool em gel 70%, tanto para colaboradores quanto para os internos, utilização de aventais e toucas descartáveis para os profissionais do quadro de saúde.

Ainda são realizadas as desinfecções de todas as instalações físicas das unidades, bem como uma triagem rigorosa na chegada de novos internos que são incluídos no setor de isolamento pelo período de dez dias, para fins de verificação de possível contagio pelo Covid-19.

De acordo com a diretor do conjunto penal, capitão da Polícia Militar, Gilberto Silva, “o intuito da testagem é verificar se neste momento da curva do contágio existe algum colaborador contaminado e que esteja assintomático, e assim verificar a eficácia da barreira sanitária que vem sendo operacionalizada”.

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto/2016 e é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a empresa Socializa, sendo um estabelecimento prisional integrante da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – Seap, destinado a custódia de presos do regime fechado e presos provisórios.

A direção do CPVC informou que os testes serão enviados para Coordenação Epidemiológica de Vitória da Conquista. Não foram divulgados resultados.


TEXTO E FOTOS DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CPVC

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente