Por Covid-19 | Arquidiocese de Conquista decide manter missas sem presença de fiéis, transmitidas pelas redes sociais

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

O arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, divulgou nota de esclarecimento nesta quinta-feira (11), dia de Corpus Christi, em que posiciona a Arquidiocese em relação ao protocolo de abertura de templos religiosos definido por meio de decreto do prefeito Herzem Gusmão (MDB), publicado ontem no Diário Oficial do Município, e orienta pela manutenção das celebrações eucarísticas sem a presença dos fiéis e transmitida pelas redes sociais, conforme determinações anteriores.

Dom Josafá não deu um prazo para a retomada das missas com todos na igreja. Por enquanto, apenas os celebrantes, que tomam todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Algumas paróquias, como a de Nossa Senhora das Graças (foto destaque), no bairro Recreio, colaram fotos ou nomes dos fiéis aos bancos do templo, para configurar suas presenças, ainda que não pessoalmente. A prática das celebrações online, transmitidas pelas redes sociais foi uma necessidade surgida com a pandemia.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente