Resultado positivo em pacientes de Vitória da Conquista dados como curados da Covid-19 levanta questão sobre número de recuperados

A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou um fato, no mínimo, inusitado que, pela sua relevância deve ser explicado com mais cuidado. Segundo boletim preparado pela Secretaria de Comunicação (Secom), nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 210 testes rápidos em pacientes notificados e que já eram considerados recuperados – por terem ultrapassado o 14º dia da apresentação dos sintomas – e 16 tiveram resultados positivos.

O release de divulgação do boletim diz que o resultado positivo em 16 pacientes que já se consideravam curados “significa que esses pacientes se infectaram com o vírus em algum momento”. Há que se dar uma resposta mais clara ao episódio. O texto da Secom quer dizer que as pessoas contraíram o vírus pela segunda vez, depois de ser dadas como recuperadas? Ou o que está escrito é uma mera obviedade e o que faltava mesmo era que pessoas fossem testadas para ter certeza não apenas da contaminação, mas da cura?

O BLOG ressalta de que não se trata de mera especulação. A Secretaria de Saúde apresenta números altos de curados, no boletim de hoje chegaram a 82,06%, e a notícia de que 16 pessoas que eram consideradas curadas testaram positivo propicia a pergunta: os números de pacientes recuperados continuam válidos? A Secretaria Municipal de Saúde fará uma nova checagem, como a de hoje?

Segundo a SMS Vitória da Conquista soma 329 casos confirmados. Estão recuperação 54 pacientes, dos quais nove internados e 45 em tratamento domiciliar.

BNI_728x90px_CONTAS-PAGA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: