Estudo prevê 12.471 casos de Covid-19 em Conquista com fluxo normal de pessoas na ruas e entre as cidades

Estudo feito pelo portal Geocovid, iniciativa interinstitucional, envolvendo organizações acadêmicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB, IFBA e UFG), empresas emergentes de base tecnológica (Geodatin e Solved) e organização do terceiro setor (MapBiomas), projeta para Vitória da Conquista um acúmulo de até 12.471 casos confirmados de Covid-19 se não ocorrer supressão do fluxo de pessoas na cidade, no período de 30 dias a partir do dia 14 de junho. O estudo considera como supressão de fluxo um cenário em que a população mantém a circulação normal dentro das cidades e entre as cidades.

Com esse cenário, a estimativa é de que vários municípios, simultaneamente, apresentem um aumento acelerado do número de pessoas infectadas. Além disso, o elevado número de pessoas infectadas pode provocar um colapso no sistema público de saúde e consequentemente uma alta taxa de mortalidade, conforme a descrição feita pelo portal.

Já com supressão de fluxo, mantidas as restrições de funcionamento de comércio e serviços, barreiras sanitárias e ocorrendo adequado isolamento social, a projeção do portal Geocovid é que em Vitória da Conquista chegue a 3.117 os casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus

O TRABALHO

O portal Geocovid foi criado com o objetivo de apresentar o impacto e as projeções da pandemia de Covid-19 nos municípios brasileiros e foi lançado, inicialmente, com os dados sobre a doença na Bahia, ainda no mês de março, quando o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus no Brasil. Além de mostrar como evolui a pandemia em cada um dos 5.570 municípios brasileiros e nos 26 estados e no Distrito Federal, o portal apresenta projeções de casos para até 200 dias.

O professor Washington Rocha, Washington Rocha, professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e um dos articuladores do projeto, explica que, num primeiro momento, foi utilizada uma modelagem exponencial. Posteriormente, uma modelagem neural, com o cruzamento de fatores geográficos, essenciais para o entendimento da dinâmica da epidemia:

Além de envolver profissionais e acadêmicos de diferentes instituições e lugares, no portal Geocovid-19 estão empenhadas equipes de diferentes formações. O professor Washington Rocha conta que o conhecimento de epidemiologia e saúde é embasado com a contribuição de quatro pesquisadores da UEFS na área. Além disso, a modelagem, que envolve um conhecimento matemático (esses modelos epidemiológicos são resolvidos por equações diferenciais), é realizada por quatro físicos estatísticos e dois cientistas de dados. Há também, geocientistas, geógrafos e programadores. No total, são cerca de 40 colaboradores voluntários.

Entenda melhor.

 

Casos acumulados sem supressão de fluxo: 12.471

Casos acumulados com supressão de fluxo: 3.117

* Projeção para 30 dias após 14/06/2020
—————————
A publicação dos dados do portal Geocovid tem caráter informativo e atende ao objetivo de oferecer mais elementos para avaliação da situação. As projeções são baseadas em dados e cálculos científicos mas, como está claro no portal, são projeções.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente