Definido: Bares e restaurantes permanecerão fechados em Conquista. Prefeitura aponta como razão a falta de respiradores na UTI do HCC

Em resposta ao representante de bares e restaurantes, que pergunto, em reunião ocorrida neste sábado, qual a previsão de reabertura dos estabelecimentos, o coordenador do Comitê Gestor de Crise (CGC), Kairan Rocha Figueiredo, confirmou que as fases seguintes do protocolo de reabertura das atividades econômicas em Vitória da Conquista estão adiadas. A previsão era de bares e restaurantes reabrirem na segunda-feira (22).

“A gente vai divulgar, na próxima semana, o protocolo de bares e restaurantes. Se a associação do setor tiver algum protocolo já montado pode encaminhar pra gente, pra que a gente possa trabalhar e ver se tem algo a acrescentar no nosso. Na semana que vem faremos a apresentação, bem como do protocolo das academias de ginástica. É importante que todos saibam que o funcionamento, ou não, dependerá da retomada do nosso quantitativo de leitos”, esclareceu o coordenador do CGC.

Kairan acrescentou que a esperança é de que seja breve, mas só acontecerá se o Governo do Estado e o Hospital de Clínicas regularizarem a situação das UTIs, garantindo um respirador por leito, de modo a que sejam considerados 20 leito de UTI do hospital dedicados exclusivamente à Covid-19. “Enquanto não tivermos o quantitativo de leitos retomado, a gente não pode avançar para a próxima fase. Ou o quantitativo retomado ou uma baixa na ocupação, para que entre no nível verde e permita avançar para a terceira fase”, afirmou.

“Não temos como marcar nova data. Se durante a semana nós estabilizarmos a situação dos respiradores, a gente pode, no final do semana, discutir o avanço para a próxima fase”, finalizou o coordenador do comitê municipal responsável pela política de enfrentamento do novo coronavírus em Vitória da Conquista.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente