Ocupação de leitos para Covid-19 se mantém estável em Conquista, com leve aumento no uso de UTI por conquistenses

Vitória da Conquista tem 114 leitos hospitalares exclusivos para Covid-19, sendo 64 leitos clínicos e 50 de UTI para adulto. No Hospital de Base ainda tem uma UTI pediátrica separada para o novo coronavírus, mas ele não tem entrado na conta da Secretaria Municipal de Saúde quando faz o cálculo diário da taxa de ocupação, que é um dos parâmetros para definição das fases do protocolo de reabertura do comércio e serviço não essenciais. Pelo protocolo, a luz vermelha se acenderá quando chegar a 70% de ocupação, determinando recuo na flexibilização das medidas que autorizaram a reabertura do comércio.

A taxa se mantém estável, 41,23%, em média, nos últimos sete dias, com queda no uso de UTIs, considerando a soma de pacientes locais e de fora, porém com pequeno crescimento na ocupação por conquistenses, desde quinta-feira passada (18).

No boletim de ontem (23), a taxa era de 41,22%, sendo que 50% nas UTIs e 34,40% em leitos clínicos. Na separação por procedência dos pacientes, 14 eram de Vitória da Conquista, estando sete em UTI e sete em leitos clínicos. Os demais eram de 18 municípios. Na quinta, 46 pessoas estavam internadas em Vitória da Conquista com Covid-19, sendo 30 (60%) em UTIs. Ontem eram 47, mas em UTI eram 25, cinco dos quais moradores da cidade.

Quando o dado considerado é apenas a quantidade de pessoas de Vitória da Conquista internadas, houve um pequeno aumento no total, tendo saído de 12 para 14, com dois pacientes a mais na UTI. Eram cinco no dia 18, ontem sete.

Em termos gerais (soma da ocupação de UTIs e leitos clínicos) o dia mais crítico foi sábado passado (20), quando a taxa chegou a 46,51% ou 52 pessoas internadas. Em termos de UTI, o dia mais crítico foi 18, quinta passada, com 60% de ocupação. Quando o dado se refere a conquistenses internados com o novo coronavírus os piores dias foram 16 e 17. Naquelas datas, 15 moradores do município estavam em tratamento em hospitais locais. No dia 16, eram nove em UTI e no dia 17 oito. Ontem eram sete tanto em UTI como em leitos clínicos e um total de 47, ou 34,4% considerando os 144 leitos disponíveis.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente