Sem resultado do Lacen nas últimas 24h, Conquista registra apenas sete casos de Covid-19 por teste rápiddo

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deste sábado (27), informa apenas sete novos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista, totalizando 638. Os números relativos aos exames laboratoriais a cargo do Laboratório Central (Lacen) não se modificaram de ontem para hoje. Eram 147 pacientes aguardando resultado de exame RT-PCR, a mesma quantidade de hoje.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), aos sábados, o Lacem, que é o laboratório municipal encarregado dos exames de RT-PCR da região, com autorização do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, não realiza exames de Covid-19, apenas de hepatite e HIV, processados na mesma máquina.

Com os sete casos de hoje, passam a 638 os casos confirmados, segundo a SMS. O total de pessoas recuperadas é 463. Os casos ativos continuam crescendo e já são 161, sendo que 12 pacientes estão internados e 149 em tratamento domiciliar.

Aguardam classificação final no E-Sus Notifica 4.019 pessoas que foram notificadas com Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19. Destas, 3.872 estão aguardando coleta para exame laboratorial ou possuem critérios* para realização do Teste Rápido e 147 aguardam resultado de exame RT-PCR.

Quanto ao estado de saúde dos pacientes investigados, 621 apresentam Síndrome Gripal leve e estão em tratamento domiciliar, 3.383 já se recuperaram da Síndrome Gripal e 14 estão internados aguardando resultado laboratorial. Uma pessoa foi a óbito em domicílio na última quinta-feira (25) e a Secretaria segue aguardando resultado da análise laboratorial da amostra que foi coletada pós-morte.

Dos 3.585 casos já descartados, 1.287 apresentaram resultado não detectável para Covid-19 em exame laboratorial RT-PCR e 2.298 foram descartados por Teste Rápido.

Estão internados 51 pacientes nos leitos clínicos e de UTI da rede SUS destinados, exclusivamente, ao tratamento da Covid-19, neste sábado (27). São pacientes de Vitória da Conquista e mais 23 municípios da macrorregião: Livramento de Nossa Senhora, Eunápolis, Jaguaquara, Cândido Sales, Itapebí, Brumado, Nova Canaã, Ilhéus, Prado, Iguaí, Jordânia, Potiraguá, Ibicuí, Luiz Eduardo Magalhães, Calulé, Encruzilhada, Jânio Quadros, Itapetinga, Itororó, Tremedal, Ibirapuã, Ituberá e Malhada de Pedras.

Clique para acessar o boletim completo.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente