Comitê propôs reabertura de bares e restaurantes de Conquista para terça-feira, mas ficou para quinta

Em reunião na manhã deste domingo (28) com o Comitê de Representação Social e Institucional, o Comitê Gestor de Crise, formado por seis secretários municipais, comunicou, inicialmente, que bares e restaurantes poderiam reabrir em Vitória da Conquista a partir de terça-feira (30). Mas a proposta acabou mudando e os estabelecimentos poderão reabrir na quinta-feira (2).

O coordenador do CGC, Kairan Rocha Figueiredo apresentou aos participantes da reunião, realizada por videoconferência, os dados que justificariam a evolução para a próxima fase. Segundo ele, a pandemia do novo coronavírus está controlada em Vitória da Conquista, tendo sido registrado um percentual médio diário de crescimento de 3,99% nos novos casos.

O outro parâmetro utilizado para definir os estágios da flexibilização é a taxa de ocupação de leitos hospitalares com pacientes de Covid-19. O último registro da semana foi de 44,73% de leitos gerais (com 64% de UTI e leitos clínicos em 29,7%) o que autoriza o avanço para a fase seguinte.

Para poderem funcionar com suas instalações abertas, bares e restaurantes terão que seguir um protocolo rígido, que estabelecerá a quantidade de clientes que poderão estar no estabelecimento, horários diferenciados e atendimento sob cuidados higiênicos específicos. O protocolo será apresentado aos membros do comitê institucional na tarde deste domingo, para avaliação e possíveis ajustes e publicado no Diário Oficial ainda hoje. Os bares e restaurantes que não conseguirem comprovar a adequação ao protocolo não poderão funcionar.

Na reunião, houve a sugestão de adiar a reabertura para a quinta-feira (2) para que os estabelecimentos tenham mais tempo de se preparar, considerando as exigências do protocolo, organização interna, etc.  A proposta foi acatada. Também foi considerado que deve sair uma decisão judicial na terça ou na quarta, que pode manter as decisões ou determinar o fechamento do comércio e Já as academias de ginástica poderão reabrir no dia 13 de julho, se não houver mudança para pior nos índices da Covid-19 em Vitória da Conquista.

 

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente