Anúncios

Crescimento do coronavírus no mês de junho em Conquista deve chegar a 360% com dados de hoje

A se manter a média de crescimento dos últimos 29 dias, nesta terça-feira, último dia de junho, o percentual de crescimento de casos confirmados de pacientes com o novo coronavírus em Vitória da Conquista deve chegar a 360% no mês. Certamente será mais um componente do debate que ocorre acerca da conveniência ou não de manter o comércio aberto. Uma decisão judicial deve sair até amanhã, em resposta a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado, que pediu a suspensão das atividades do comércio e serviços não essenciais com base no aumento dos casos de Covid-19 e no risco de ampliação do contágio em razão de aglomerações na área comercial da cidade. Este mês, o município teve 522 casos novos, inclusive na zona rural.

O percentual, que deve se confirmar em 360% com a divulgação do boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no início da noite, é ainda maior se os dados considerados forem os da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que contabiliza, conforme boletim de ontem (29), 685 casos de Covid-19 em Vitória da Conquista, 11 a mais que a SMS. Contas feitas a partir dos números da Sesab, sempre desencontrados dos dados da SMS, o crescimento de casos em junho já é de 456%. (Sesab e SMS também discordam na quantidade de óbitos, sendo para o Município 15 e para o Estado 16).

Apesar da grandeza dos números absolutos – 522 registros de Covid-19 em junho, até ontem – e do alto percentual de crescimento no mês, 343% em 29 dias, o aumento dos casos não ultrapassa os parâmetros definidos pelo Comitê Gestor de Crise para manutenção, avanço ou recuo no protocolo de reabertura do comércio. Para ficar como está basta não passar de 5% de crescimento médio diário, para continuarem os avanços, basta não ultrapassar os 10%, em média. Na semana passada esse índice ficou em 3,98%. De domingo para ontem, o aumento foi de 4,49%.

Assim, a política do governo municipal de defesa do comércio não sofrerá alteração, ainda que 522 pessoas tenham sido infectadas em um mês, que os casos aumentem à média de 18 por dia, ou que o mês tenha registrado dez mortes (podendo chegar a 11, se confirmar mais um óbito ocorrido na cidade hoje) pela Covid-19.

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: