Motorista da Prefeitura de Conquista recebe ordem para transportar infectados por Covid-19 sem os EPIs necessários

Matéria publicada no site Avoador denuncia que ontem (30) um motorista da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) da Prefeitura de Vitória da Conquista transportou duas pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em um carro de uso diário do órgão.

O funcionário, que pediu anonimato, temendo represália, segundo o Avoador, não tinha os equipamentos de proteção adequados e ouviu de uma coordenadora que não precisava se preocupar porque “há estudos que dizem que assintomáticos não transmitem a doença”.

O servidor disse ao site que recebeu uma ligação de um coordenador responsável pelos abrigos que acolhem pessoas em situação de rua e foi orientado a transportar os dois passageiros, que estavam no Abrigo Provisório 2, para o 3, que recebe pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Os dois passageiros transportados foram testados naquele dia em ação das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social com pessoas em situação de rua, em que cinco pessoas tiveram resultados positivos.

O motorista contou ainda que recebeu apenas duas máscaras há dois meses e, para a realização desse transporte em específico, não recebeu um EPI (Equipamento de Proteção Individual). Também informou que foi testado para a Covid-19, no dia 23 de junho e aguarda a liberação fazer outro exame, já que é necessário esperar sete dias entre um teste e outro.

O funcionário disse que tem medo de ser obrigado a fazer outros serviços desse tipo e pegar a doença. A reportagem mandou mensagem à Secom (Secretaria de Comunicação) da Prefeitura para obter uma explicação sobre a denúncia, mas até a publicação desta notícia não houve resposta.

Quase um mês após a abertura do comércio não essencial, o município registra um crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 em 380%. Em 31 de maio, um dia antes da reabertura do comércio, o Boletim Epidemiológico municipal divulgou que em Vitória da Conquista havia 152 casos de covid-19. Na quarta-feira chegou a 577 novos registros, totalizando 729 pessoas infectadas em Conquista.


Reportagem: Raquel Rocha (Avoador)

FOTO ILUSTRATIVA, NÃO CORRESPONDE AO VEÍCULO MENCIONADO NA MATÉRIA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente