Prefeitura de Conquista faz testes rápidos para Covid-19 em unidades que atendem população de rua e cinco dão positivo

Trabalhadores e usuários dos serviços e unidades mantidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista para atendimento à população em situação de rua fizeram o teste rápido para Covid-19, entre os dias 23 de junho e 30 de junho. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Foram realizados 128 testes, com cinco resultados positivos, sendo três usuários e dois servidores.

Os servidores foram orientados pela Vigilância da Secretaria de Saúde a ficarem em isolamento em suas residências e procurarem o serviço de saúde caso apresentem alguma piora nos sintomas. Já os usuários do serviços, foram encaminhados para o Abrigo Provisório 3, preparado para receber pacientes sintomáticos, onde há quartos individuais para o devido isolamento.

A ação ocorreu nos Abrigos Provisórios 1, 2 e 3, no Centro Pop Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, no Serviço de Abordagem Social e Consultório na rua. O farmacêutico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Marcos Dourado, explicou que o teste rápido identifica os anticorpos ativos ou que tiveram contato com o vírus e o resultado sai em 15 minutos, com laudo liberado logo após o resultado.

“Este teste tem um bom resultado porque permite o isolamento das pessoas que estão contaminadas e não estão apresentando sintomas e permite que a vigilância monitore a circulação do vírus e tome as medidas para evitar a sua proliferação”, explicou Marcos.

Os teses foram realizados em usuários e trabalhadores

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: