Fiscalizados pela Prefeitura, bares e restaurantes de Conquista já estão abertos. Alguns optaram por ficar fechados

Depois de cem dias fechados por força das medidas restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus, bares e restaurantes já podem abrir em Vitória da Conquista, a partir desta quinta-feira (2), em faixas de horário específicas. No dia da Independência da Bahia, que não é feriado porque o governador Rui Costa antecipou a data para o mês passado, espera-se que milhares de clientes lotem as centenas de bares existentes na cidade.

O que é motivo de preocupação de parte da população, pelo risco de proliferação do vírus e do aumento de casos da Covid-19, representa, ao mesmo tempo, um alívio para os donos dos estabelecimentos e comemoração de clientes que já reclamavam de não poderem frequentar os lugares de sua preferência.

Para poderem funcionar abertos, bares e restaurantes devem seguir várias recomendações, a exemplo de faixa de horário em que abrirá (das 11 às 17 ou das 18 à meia-noite), cuidados com a higiene do local e em relação à ocupação, como colocar tapetes com hipoclorito de sódio, disponibilizar álcool em gel para a clientela e luvas para atendentes, além de seguir um rígido distanciamento espacial de dois metros entre as mesas, que podem ter, no máximo, duas pessoas, além da proibição de pessoas bebendo ou comendo em pé, entre outras regras.

Para garantir o cumprimento das medidas, a Central de Orientação e Fiscalização da Prefeitura já  está nas ruas com os agentes de segurança patrimonial e de posturas, que, segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, farão um trabalho constante de monitoramento, que começará às 8h00 e vai até meia-noite, quando todos os estabelecimentos deve fechar, de acordo com o decreto municipal nº 20.362. De maneira escalonada, os agentes estarão circulando em vários pontos da cidade, todos os dias da semana.

FECHADOS

Alguns restaurantes optaram por permanecer fechados, como os famosos Kakaya, de comida japonesa, e a Churrascaria Los Pampas. Os dois estabelecimentos não teriam restrição maior que as recomendações mencionadas, ao contrário dos restaurantes tipo self service, que não estão autorizado a funcionar porque oferecem maior risco de contaminação. Mesmo assim, Nakaya e Los Pampas ficarão mais um tempo fechados.

Outros donos de bares e restaurantes também estão apreensivos com decisão judicial que pode sair a qualquer momento podendo fechar todas as atividades consideradas não essenciais, em razão de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Estadual, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista.


FOTOS NAKAYA E LOS PAMPAS: BLOG DO SENA | FOTO INTERNA: DIVULGAÇÃO

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente