Urgente! Contrato do Estado com IBR para leitos Covid-19 foi cancelado. Hospital confirma. Sesab silencia

O contrato firmado entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o Hospital IBR, de Vitória da Conquista, foi cancelado. O diretor-geral da unidade de saúde, Maurilúcio Brandão, confirmou ao blog a péssima notícia.

De acordo com o médico fundador do IBR, a notícia, que circula discretamente desde terça-feira (1º), é verdaderira. “É verdade. Saímos da rede de Covid-19. O motivo foi de divergência operacional. Não era possível continuar operando como a Sesab queria”, disse Maurilúcio ao BLOG.  Ele explica que “o hospital sai da rede contratualizada com o estado da Bahia para atendimento a pacientes Covid-SUS, entretanto, mantém a atual disponibilidade de leitos UTI, aumentando vagas para a cidade de Vitória da Conquista, o que antes era para todo o Estado”.

Maurilúcio Brandão esclarece que os pacientes ainda internados continuam com assistência do IBR até serem regulados.

Na terça-feira fizemos contato com a assessoria de comunicação da Sesab e perguntamos qual a veracidade da informação que havia chegado ao nosso conhecimento. Como de praxe, não houve resposta. O secretário Fábio Vilas-Boas costuma falar apenas com a imprensa da capital.

No início da manhã, o BLOG tomou conhecimento de que os pacientes que estão no IBR já constam da relação do paciente que devem ser regulados (transferidos) para outro hospitais.  Voltamos a tentar uma posição da Sesab, mas não obtivemos retorno.

A consequência imediata do fim do contrato com o IBR é a redução do total de leitos destinados exclusivos para Covid-19, que caem de 114 para 84, sendo, agora, apenas, 40 de UTI. Assim, a taxa de ocupação dos leitos de UTI sobe para 62,5% e a geral para 56%. A luz amarela acende no protocolo da Prefeitura.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente