Depois da mãe, falecida no dia 30, bebê de Conquista de apenas 12 dias morre com coronavírus

Nesta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista divulgou a confirmação da morte de recém-nascido prematuro com 12 dias de vida e que havia testado positivo para Covid-19. É a 21ª vítima da Covid-19. A mãe, que possuía quadro de insuficiência cardíaca e hipertensão, foi o 19º óbito ocorrido do município, no dia 30 de junho, por complicações no quadro de saúde após uma cesárea de urgência. O recém-nascido veio a óbito na última quarta-feira, 1º de julho, em Salvador, onde estava internado.

Com mais 22 registros, já são 934 casos confirmados de Covid-19 em Vitória da Conquista. Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que mais 108 pacientes, que testaram positivo e estavam sob monitoramento, recuperaram-se da infecção, elevando para 710 recuperados. Outros 203 estão em recuperação, ainda com possibilidade de transmissão (12 internados e 191 em tratamento domiciliar).

Foram descartados 4.963 casos de pacientes notificados com Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19 (1.605 por exame RT-PCR  e 3.358 por Teste Rápido) e 3.821 casos aguardam classificação final no e-Sus Notifica. Destes, 3.735 estão aguardando coleta para exame laboratorial ou possuem critérios* para realização do Teste Rápido e 86 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

Quanto ao estado de saúde destes pacientes que estão em investigação, 3.146 pessoas já se recuperaram da Síndrome Gripal e 663 estão apresentando sintomas leves de Síndrome Gripal e seguem em tratamento domiciliar. Outros 10 pacientes estão internados aguardando investigação laboratorial, dois foram a óbito e a Secretaria aguarda o resultado da investigação laboratorial.

Ocupação dos leitos

Atualmente, a rede SUS do município dispõe de 86 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 46 enfermarias e 40 leitos de UTI. Neste momento, os leitos são ocupados por 46 pacientes de Vitória da Conquista e outros 17 municípios: Livramento de Nossa Senhora, Jaguaquara, Nova Canaã, Iguaí, Itapetinga, Ilhéus, Planalto, Itapebí, Barra do Choça, Guanambi, Malhada de Pedras, Valença, Caravelas, Jequié, Planalto, Ibicuí e Anagé.

Clique para acessar o boletim epidemiológico completo.


 

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente