Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista visita casas de pacientes com suspeita de Covid-19 para testagem

Na segunda-feira (6), três equipes da Prefeitura de Vitória da Conquista visitaram 60 residências onde realizaram coleta de material para ser examinado via testagem rápida pelo método RT-PCR, feito no Laboratório Central Municipal (Lacen). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este é uma ação que vem sendo realizada diariamente.

A escolha pelo tipo de testagem compete aos profissionais da Vigilância Epidemiológica da SMS, que avaliam o quadro de síndrome gripal do paciente. As visitas para a coleta são todas previamente agendadas e feitas por agentes da Prefeitura, devidamente uniformizados e paramentados, em carro oficial e obedecendo às normas de higiene.

Segundo o farmacêutico da SMS, Pablo Maciel, a secretaria tem a capacidade de realizar em domicílio 60 testes RT-PCR e outros 60 Testes Rápidos por dia. “O paciente passa a ser monitorado somente a partir de sua entrada no sistema que pode ser feita através da unidade de saúde, unidade hospitalar ou pelo call center. A partir daí, o médico infectologista avalia, conforme os sintomas, se o paciente se enquadra nos requisitos para o RT-PCR, entre o terceiro e sétimo dia, quando é feita a coleta de secreção nasal. Para o Teste Rápido, cujo critério se estende entre o sétimo e décimo dia, é feita a coleta de uma amostra de sangue”, explica.

Além dos testes domiciliares, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito busca ativa de pacientes de Vitória da Conquista para realizar testes rápidos em unidades de saúde e em drive thrus. Os pacientes já recuperados da síndrome gripal, mas que ainda constam no sistema de monitoramento, são convocados para a testagem e assim, a secretaria consegue fechar o diagnóstico e atualizar os dados epidemiológicos do município.

Segundo a Prefeitura, as normas tem sido seguidas com rigor, de acordo com recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, para a garantia da segurança de sua população frente ao coronavírus. A testagem ampliada é uma das principais estratégias e Conquista vem realizando quase três vezes mais testes do que a média nacional.


COM DADOS E FOTO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PMVC

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente