Herzem vai a Brasília dar queixa do Governo Estado e pede cloroquina e respiradores para Vitória da Conquista


O prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB) está em Brasília (DF), acompanhado da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira, e seu assessor que sempre o acompanha em viagens, Mateus Nascimento Novais. A viagem tem como objetivo obter mais ajuda do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no município, além de tentar conseguir a doação de medicamentos como ivermectina e hidroxicloroquina.

Segundo Herzem, um documento assinado por ele e 140 médicos de Vitória da Conquista, foi entregue a um assessor do ministro Eduardo Pazuello (que não recebeu a comitiva conquistense), pedindo o envio para o município de “toda medicação para o tratamento precoce da doença”. A lista é a mesma que circulou nas redes sociais, sem assinatura, mas com o brasão municipal, sobre a qual a Secretaria de Comunicação disse, em nota, que a Prefeitura não tinha relação. Agora, tem.

Em Brasília, Herzem ainda pediu que o Ministério da Saúde investigue os contratos do Governo do Estado com os hospitais conquistenses IBR e HCC. A Prefeitura já entrou com uma representação no Ministério Público Federal com solicitação do mesmo teor. Para demonstrar imparcialidade, o prefeito disse ter solicitado que o ministério faça auditoria também no contrato da Prefeitura com o Hospital ão Vicente, da Santa Casa de Misericórdia.

Na toada contra o governo do Estado, o prefeito de Vitória da Conquista informou ter tratado também sobre o cancelamento do contrato com o IBR, que ele considerou estranho, por ter ocorrido, de acordo com Herzem, “sem abrir prazo de defesa”. Em resposta, o assessor do ministro teria garantido o envio de dez respiradores para o município. O prefeito não esclareceu se os equipamentos complementarão o que já existe no HCC ou se o São Vicente disponibilizará novos leitos, considerando, com base na reclamação da Prefeitura sobre a falta de respiradores na UTI do HCC, que o São Vicente e o Hospital de Base não têm o mesmo problema.

A audiência do prefeito de Vitória da Conquista com o assessor do ministro da Saúde foi marcada pelo deputado federal Elmar Nascimento (DEM), na foto, feita antes da pandemia.

A foto do prefeito em destaque foi obtida na sua rede social (Facebook); a foto acima oi publicada originalmente no Blog da Resenha Geral

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente