Covid-19 em Conquista | Para Governo do Estado são 1.111 casos, mas Prefeitura diz que são 1.075


Mais uma vez, os números da Covid-19 em Vitória da Conquista são bastante diferentes segundo os dados compilados e divulgados pelos governos estadual e municipal. De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta quinta-feira (9), Conquista registra 1.111 casos e outros 11 aguardavam validação do município, Já para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são 1.075 casos, Pelas contas da Sesab, nas últimas 24 horas, ocorreram 59 casos novos. A SMS diz que foram apenas seis.

Dos seis casos positivos, quatro foram diagnosticados laboratorialmente e apenas dois por teste rápido, segundo o boletim da SMS. O boletim da secretaria estadual, no entanto, informa que, desde ontem, foram mais sete confirmados pelo Lacen e 52 por testes rápidos. Os dados do Governo do Estado e da Prefeitura de Vitória da Conquista também diferem quanto aos casos ativos (303 pela Sesab e 200 pela SMS) e até na quantidade de mortes.

O município considera 22 óbitos e o estado o mesmo número, mas sem lançar o do bebê de 12 dias, ocorrido em Salvador, no dia 1º, um dia depois que a mãe faleceu, também com Covid-19. A Sesab contabiliza o caso de um conquistense de 62 anos, residente em Vitória da Conquista, que morreu em Ilhéus, no dia 5 de maio. A Prefeitura não considera este óbito nas suas contas.

Painel Sesab Covid Conquista 9julho
Os números computados pelo Governo do Estado são os que o Ministério da Saúde admite em seu sistema, divulga para todo o país e servem de base para as definições das políticas ministeriais para a Covid-19.

Os números computados pelo Governo do Estado são os que o Ministério da Saúde admite em seu sistema, divulga para todo o país e servem de base para as definições das políticas ministeriais para a Covid-19.

No seu boletim de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde, informa que das 200 pessoas que permanecem em recuperação, 12 estão internados e 188 em tratamento domiciliar. Ainda estão sob investigação e aguardam classificação final no e-Sus Notifica 4.354 casos notificadas com Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19, sendo que 3.932 pessoas possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido e 422 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

Das pessoas notificadas que estão aguardando classificação, 3.390 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 941 apresentam sintomas leves de Síndrome Gripal e seguem em tratamento domiciliar, 21 estão internados aguardando investigação laboratorial e dois foram a óbito. A Secretaria de Saúde segue aguardando resultados das análises laboratoriais.

Além disso, tiveram resultados negativos para Coronavírus 5.333 casos, sendo que 1.613 foram descartados por exame laboratorial RT-PCR e 3.720 por Teste Rápido.

TAXA DE OCUPAÇÃO

A rede SUS do município dispõe, neste momento, de 86 leitos apenas para tratamento da Covid-19, sendo 46 enfermarias e 40 leitos de UTI. Em parte deles estão internados, nesta quinta (9), 48 pacientes que são residentes de Vitória da Conquista e também de outros 20 municípios da macrorregião: Jaguaquara, Jânio Quadros, Iguaí, Malhada de Pedras, Belo Campo, Eunápolis, Itapebí, Valença, Jequié, Planalto, Livramento de Nossa Senhora, Ibicuí, Anagé, Cordeiros, Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Barra do Choça, Poções e Piripá.

Clique para acessar o boletim epidemiológico da SMS completo.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente