Ocupação de UTIs para Covid-19 chega a 80% em Conquista e quantidade de pacientes locais é a mais alta


Nesta sexta-feira (10), a taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI para Covid-19 em Vitória da Conquista chegou ao seu maior patamar desde que os hospitais começaram a receber pacientes com a doença: 80%. O percentual corresponde a 32 pessoas internadas, em 40 unidades disponíveis. Já em leitos clínicos estão 27 pacientes, ou 58,8% da capacidade, que são 46 leitos. Vitória da Conquista dispõe, no total de 86 leitos para Covid-19, sendo 40 de UTI e 46 clínicos, além de um leito de UTI pediátrica, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base).

Também nesta sexta-feira se registou a maior quantidade de pacientes moradores de Vitória da Conquista internados em hospitais locais com o novo coronavírus. São 24 pessoas, das quais 14 em UTI e dez em enfermarias. Antes, a maior taxa de ocupação de leitos por conquistenses com a Covid-19 tinha sido no dia 1º de julho, com 20, no total, sendo 11 em UTI e nove em leitos clínicos.

Os conquistenses representam 40,67% das pessoas internadas em dos hospitais com leitos dedicados ao novo coronavírus. As demais são de 19 municípios de várias regiões: Jaguaquara, Jânio Quadros, Iguaí, Malhada de Pedras, Belo Campo, Eunápolis, Itapebí, Valença, Jequié, Planalto, Livramento de Nossa Senhora, Ibicuí, Anagé, Itapetinga, Barra do Choça, Poções, Piripá, Cocos e Itabela.

Os 80% dos leitos de UTI ocupados sinalizam a proximidade de colapso do sistema de saúde, um risco que passou a ser maior depois que o contrato entre o Governo do Estado e o Hospital IBR foi cancelado. Eram 20 de UTI e 20 clínicos. Mas, a Sesab anunciou, hoje, que a partir de segunda-feira (13), o Hospital Geral de Vitória da Conquista passará a ter mais dez leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Na semana passada já haviam sido acrescidos dois leitos clínicos. A unidade passará a disponibilizar 20 de UTI adulta, seis enfermarias e um leito de UTI pediátrica. 

CLIQUE NOS GRÁFICOS PARA AMPLIAR

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente