Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) já instalou cinco dos respiradores anunciados por Herzem


Já estão instalados no HCC cinco do dez respiradores que o prefeito Herzem Gusmão anunciou ter conseguido do Ministério da Saúde, em viagem que fez a Brasília na quarta-feira (8). Herzem foi recebido pelo assessor especial do ministro Eduardo Pazuello, Airton Soligo (Cascavel),  que lhe deu a garantia de enviar os equipamentos para dotar os leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 do Hospital de Clínicas de Conquista (HCC). Os respiradores (ou ventiladores pulmonares, que é o termo técnico) são do tipo UTI, da marca Vyaire, adquiridos ainda pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

A chegada dos equipamentos foi comunicada ao prefeito por meio de ofício do ministério assinado pela diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira, segundo matéria no site oficial do governo municipal. Foram enviados ainda outro cinco respiradores do tipo Transporte, da marca Magnamed, que podem ser usados externamente, em situações de emergência fora da unidade, a exemplo do translado de pacientes ou entre diversas áreas do hospital. Mas, ainda é desconhecido o destino deles.

Pela manhã, circulou a informação equivocada de que o HCC não precisava mais do respiradores pois o Governo do Estado já havia contemplado o hospital com os equipamentos na semana passada. Assim, a viagem de Herzem Gusmão e a publicidade dada pelo prefeito para a conquista dos respiradores teria sido inútil. O BLOG conversou com as assessorias do HCC e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para esclarecer e ambas confirmam que os respiradores chegaram hoje e são os mesmos informados ao município pelo Ministério da Saúde.

O dado não divulgado antes é que o HCC já estava com 15 respiradores, pois foram colocados em operação três que estavam em manutenção na época que o hospital enviou à Prefeitura a informação de que dispunha de 12. Agora, o hospital tem ventiladores pulmonares em todos os leitos de UTI e a cidade ainda conta com cinco equipamentos sobressalentes. Pelo menos esta é a informação do momento, podendo ser melhor esclarecida pela Sesab ou pelo HCC.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) já instalou cinco dos respiradores anunciados por Herzem

Comente