Prefeitura de Conquista contrata mais 20 leitos clínicos do Hospital São Vicente para Covid-19 e alivia pressão


O Hospital São Vicente está com todos os 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Dos 20 leitos clínicos, neste momento, 14 também estão sendo usados, restando 30%. Com o aumento dos casos e das internações de pacientes conquistenses com confirmação ou suspeita do novo coronavírus, a Prefeitura de Vitória da Conquista pleiteou do Governo Federal a abertura de novos leitos de UTI e anunciou a contratação de mais 20 leitos clínicos no São Vicente.

Os hospitais da cidade com leitos exclusivos para Covid-19 recebem pacientes de toda a Bahia, encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Governo do Estado, o que aumenta a pressão hospitalar no município.

A nova contratação de leitos clínicos do Hospital São Vicente pela Prefeitura de Vitória da Conquista alivia a pressão. No entanto, a principal preocupação, permanece: a proximidade da ocupação total das UTIs, que já está em 88%, sendo que não há vagas no São Vicente, no Hospital de Base só tem uma e no HCC cinco das 20 que o Governo do Estado contratou, ocupação de 75%. No geral, a cidade está com apenas seis leitos de UTI livres. 

Com os novos leitos, a Prefeitura também responde à pressão sobre o protocolo de reabertura das atividades econômicas, que preconiza o recuo, com o fechamento do comércio, por exemplo, se a taxa de ocupação de leitos Covid-19 estiver igual ou superior a 70%. Neste momento está em 78,12% e a média da semana é de 72,22%, acima do estabelecido. Com a nova oferta, a taxa se ajusta aos parâmetros do protocolo, embora a ameaça de colapso continue no caso das UTIs.

EMPENHO

O novo contrato com o Hospital São Vicente ainda não foi assinado, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevê que cinco leitos já estejam disponíveis nesta quinta-feira (16) e os demais a partir de segunda-feira (20). “Estamos empenhados na ampliação da oferta de leitos para o combate ao coronavírus, bem como em assegurar, prioritariamente, a entrega de equipamentos como respiradores para melhor atender às pessoas que demandam internamento hospitalar”, disse a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira.

Para garantir a disponibilidade de leitos para os munícipes de Vitória da Conquista, a Prefeitura tem se esforçado para aumentar a capacidade de atendimento dos hospitais com leitos exclusivos para atendimento SUS. No dia 8 de julho, o prefeito Herzem Gusmão e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, estiveram em Brasília para uma audiência no Ministério da Saúde, o que resultou na chegada de 15 novos respiradores para o município.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente