Só tem dois | Ocupação de leitos de UTI para Covid sobe a 96% e chega perto do limite em Conquista


ATUALIZADO ÀS 15h30

Já estão ocupados 48 do total de 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 em Vitória da Conquista. A taxa de ocupação dessas unidades, assim, vai a 96%. Apenas dois estão livres no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) .O Hospital de Base completou a lotação no início da tarde, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)*. O total de pacientes moradores do município internados em UTI, agora é 14.

Ontem, a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou a contratação de mais 20 leitos clínicos do Hospital São Vicente. A medida alivia a pressão, no entanto, a principal preocupação, permanece: a proximidade da ocupação total das UTIs. Já não há vagas no São Vicente nem no Hospital de Base e há apenas duas vagas no HCC das 20 que o Governo do Estado contratou, ocupação de 90%. 

Com os novos leitos clínicos do Hospital São Vicente, a Prefeitura também responde à pressão sobre o protocolo de reabertura das atividades econômicas, que preconiza o recuo, com o fechamento do comércio, por exemplo, se a taxa de ocupação de leitos Covid-19 estiver igual ou superior a 70%. Neste momento está em 84%, bem acima do estabelecido. Com a nova oferta, a taxa se ajusta aos parâmetros do protocolo, embora a ameaça de colapso continue no caso das UTIs.

* Os números estão disponíveis no site da Sesab e no Painel Epidemiológico, que apresenta dados da situação no estado em tempo real. Para ver, clique no link e depois selecione a aba Acompanhamento de Leitos para Combate ao COVID-19.

OCUPAÇÃO DE LEITOS PAINEL- 15jul B


FOTO DA UTI: ILUSTRATIVA

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente