Alívio na crise | Governo do Estado coloca mais 20 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital de Base de Conquista


O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mais conhecido como Hospital de Base, passará a ter 40 leitos de UTI exclusivos para pacientes da região Sudoeste do estado com o novo coronavírus, com 20 novos leitos que devem entrar em operação entre sexta-feira (17) e a próxima (24). A unidade começou com dez leitos dedicados à Covid-19, já tinha aumentado esta semana para 20, como forma de compensar o cancelamento do contrato com o Hospital IBR.

O Governo do Estado anunciou que a capacidade de atendimento do Hospital de Base para casos de internação para tratamento do novo coronavírus passará a 47 leitos, considerando os 40 de UTI adulto, um pediátrico e seis leitos clínicos.

A Sesab informou que dez dos novos leitos de UTI serão abertos na noite de hoje e os demais começarão a receber pacientes a partir da próxima sexta-feira (24). 

Com esta ampliação da rede de assistência em Vitória da Conquista, o município totalizará 70 leitos de UTI adulto voltados para pacientes com diagnóstico de coronavírus, sendo 60 disponibilizados pelo Governo do Estado e dez pela Prefeitura que divulgou a contratação de mais 20 leitos de enfermaria no Hospital São Vicente.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que esta ação mostra o compromisso do Governo do Estado com o município de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste. “Não faltarão leitos ou respiradores para atender a população de Vitória da Conquista”, afirma Vilas-Boas.

O secretário não mencionou a conquista de 15 respiradores pelo prefeito Herzem Gusmão, resultado de pleito feito ao Ministério da Saúde. Os equipamentos ainda estão sem destinação, pois vieram para o HCC, que já estava com todos leitos dotados de respiradores. Herzem disse que colocará os aparelhos no Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus Covid-19.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente