Centro de Atenção Municipal ao Covid-19 funciona 24 horas em Conquista


Desde ontem (16) funciona 24 horas por dia, o Centro de Atenção Municipal Covid-19 criado pela Vitória da Conquista para fazer a triagem dos pacientes notificados com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, depois que passam pelas unidades de saúde ou são encaminhados pelo Call Center.

O centro tem 21 leitos, sendo 18 clínicos e três de estabilização na sala vermelha e o prefeito Herzem Gusmão anunciou que irão para o local os cinco respiradores mecânicos que a Prefeitura recebeu do Ministério da Saúde no início da semana.

Por meio de edital de chamamento público de caráter emergencial foram contratados mais profissionais para atuar em horários escalados no Centro de Atenção, que hoje conta com uma equipe formada por 18 médicos, nove enfermeiros, 10 técnicos em enfermagem, 10 servidores para higienização, quatro agentes de portaria, quatro auxiliares administrativos e 10 condutores.

Segundo o coordenador do Felipe Bittencourt, o Centro de Atenção Municipal Covid-19 foi criado pela Prefeitura para que pudéssemos dar suporte clínico quando as atividades comerciais voltassem a funcionar ou caso fosse necessário pela proliferação da doença. “Então, estamos aqui, prontos para atender a comunidade no que diz respeito ao monitoramento e tratamento da Covid-19”, destacou o coordenador.

O Centro de Atenção Municipal Covid-19 está funcionando desde o dia 27 de abril e não atende de portas abertas para evitar que pessoas que não estão apresentando síndrome respiratória, ou que estão apresentando outros tipos de sintomas, busquem o serviço e acabem se contaminando de forma cruzada com a Covid-19.

O centro está localizado na esquina da Avenida Régis Pacheco com a Integração.

O Centro de Atenção ao Covid-19 foi uma das principais ações do prefeito Herzem Gusmão na pandemia. (Na foto da Secom: Herzem e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira)

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente