Câmara de Vereadores de Conquista ouve Prefeitura sobre Covid-19 e fica satisfeita com explicações




Em reunião nesta terça-feira, 21, convocada pela Câmara Municipal, membros do Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, criado pela Prefeitura Municipal, responderam a questionamentos e apresentaram dados sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 a vereadores. A reunião foi provocada diante no número de óbitos apresentados pelo boletim epidemiológico do último domingo (19), quando se registrou seis mortes pelo coronavírus. 

Participaram da reunião o presidente da Casa, Luciano Gomes (PCdoB), a presidente da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus criada pela Câmara, Nildma Ribeiro (PCdoB), os vereadores Cícero Custódio (PT), Professor Cori (PT), Danillo Kiribamba (PCdoB) e Fernando Jacaré (PT), e os secretários municipais de Administração, Kairan Rocha, e de Saúde, Ramona Cerqueira, estes dois integrantes do Comitê. 

“Nós precisávamos de alguns esclarecimentos sobre o que a Prefeitura está fazendo no combate à Covid-19, o porquê do aumento da proliferação do vírus. Foi uma reunião esclarecedora, na qual fizemos diversos questionamentos para os representantes da Prefeitura. Deixamos uma reunião pré-agendada para a próxima quarta-feira, às 14 horas, porque a Câmara precisa dar uma resposta à sociedade, precisamos cumprir o nosso papel institucional de fiscalizar e de saber quais são as ações que precisam ser tomadas. Isso nós estamos fazendo e vamos continuar trabalhando em prol da nossa cidade”, comentou o presidente Luciano Gomes.

Os secretários foram questionados sobre problemas enfrentados pela população nos últimos meses por causa da Covid-19, como aglomerações no transporte público e nas agências Itaú, banco que recentemente passou a atender os servidores municipais. Também questionaram a pouca disponibilidade de testes rápidos e celeridade nos resultados, a necessidade de barreiras nas vias de acesso ao município e fiscalização em bares e também na zona rural. Além disso, veio à tona novamente a discussão sobre a proibição de acompanhante à parturientes em hospitais da cidade.

A secretária Ramona Cerqueira afirmou que Vitória da Conquista tem um cenário tranquilo, diferente de outros municípios. De acordo com ela, o aumento que vem sendo registrado é gradual. Ramona afirmou que o Call Center tem sido congestionado por pessoas que mentem para conseguir fazer o teste. Ela falou de dificuldades encontradas pela equipe da Secretaria de Saúde, mas salientou que o Centro de Atenção à Covid-19 implantado pela Prefeitura está vazio.

Já o secretário Kairan Rocha afirmou que as academias, reabertas recentemente, estão seguindo à risca o protocolo. Ele ressaltou que existem barreiras nas BAs de acesso à cidade a partir da utilização de estrutura do posto da Polícia Rodoviária Estadual. Kairan esclareceu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a única que pode se responsabilizar pela BR-116. Ele também esclareceu que o Banco Itaú foi notificado pela Prefeitura. O secretário também revelou que o governo municipal tentou diálogo para melhorar a relação com o Governo do Estado.

Os secretários esclareceram que o Centro Glauber Rocha servirá de ponto fixo para a realização de testes rápidos para a população da Zona Oeste, o Posto Régis Pacheco atenderá a Zona Leste e um local na Urbis VI deverá ser destinado para o mesmo fim. Além disso, foi anunciada a ampliação do Call Center, que passar de sete para 12 linhas telefônicas.

Ramona e Kairan ressaltaram que os R$ 7 milhões enviados pelo Governo Federal foram utilizados na compra de equipamentos e na contratação da Santa Casa de Misericórdia.

Os vereadores aprovaram a decisão da Prefeitura em reabrir o comércio e também as ações de assistência aos pacientes. Os parlamentares advertiram que Prefeitura e o Governo do Estado devem encontrar um caminho de unidade, deixando as ideologias partidárias de lado.


Texto e fotos da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: