Informe parlamentar | Dia da Agricultura Familiar é comemorado virtualmente por lideranças e entidades



O Dia Internacional da Agricultura Familiar, que transcorre neste sábado (25), foi destacado pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) em suas redes sociais e também em Roda de Conversa virtual com a participação do presidente da Companhia de Ação Regional/SDR, Wilson Dias, realizada pelos Movimentos Sociais do Campo. O encontro reuniu representantes do setor – CEDASB, COOTRAF, COPERSUBA, UNICAFES, MST, MPA, MTD e outros movimentos sociais de Vitória da Conquista e região Sudoeste – e foi aberto com apresentação musical do maestro João Omar e o cantador Rosalvo.

Coautor do Projeto de Lei de auxílio emergencial para feirantes e agricultores, aprovada na Câmara Federal no início da semana, o deputado Waldenor Pereira falou na Roda de Conversa sobre o empenho do seu mandato, em parceria com o deputado Zé Raimundo, visando fortalecer a agricultura familiar. Anunciou inclusive que na próxima semana vai entregar mais oito tratores com implementos agrícolas adquiridos pela CAR com recursos de emendas parlamentares de suas autorias.

 “Mais de 70% das nossas ações são voltadas para apoiar os agricultores familiares, seja através de destinação de equipamentos como tratores, caminhões, retroescavadeiras; seja por melhorias na infraestrutura hídrica, com a abertura e limpeza de aguadas, construção de pequenas barragens, barreiros de trincheira, cisternas, sistemas simplificados e destinação de caixas reservatórias. Também ajudamos a levar a luz elétrica, através do programa Luz Para Todos, que praticamente universalizou a energia na zona rural na região”, disse Waldenor Pereira.

Zé Raimundo convidou os participantes a aproveitar o momento para pensar a agricultura familiar visando as próximas décadas, em meio aos questionamentos ecológicos e ambientais que eclodiram com toda a força no mundo.  Ele parabenizou especialmente as apresentações de João Omar e Rosalvo para saudar a data de 25 de julho, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2014, com o objetivo de celebrar os homens e mulheres que alimentam o mundo. “ É importante pensar o campo como uma grande parte da cultura brasileira e do Brasil rural”, reforçou.

Nas ações dos mandatos, Waldenor e Zé Raimundo viabilizam equipamentos para a agricultura familiar, como este trator

Texto e foto da assessoria dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo
A fotos são anteriores à pandemia

Anúncios

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente