
Embora fraca, a chuva tem sido frequente na cidade de Vitória da Conquista há mais de um mês, colaborando para uma das temporadas mais frias que a sede do município já viveu nos últimos 15 anos e contribuindo para o aumento de buracos em várias vias. Já a zona rural enfrenta dificuldade pela ausência de chuva ou ocorrências insuficientes para resolver o problema da estiagem, que já é histórica e vem desde 2015.
Em razão disso, o prefeito Herzem Gusmão decretou estado de emergência, por meio do decreto nº 20.430, publicado no Diário Oficial de ontem (11), em todos os distritos da zona rural (Bate Pé, Cabeceira da Jiboia, Cercadinho, Dantelândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, e Veredinha).
Com a decretação da situação de emergência, o governo municipal confirma a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
Entre outras providências, também autoriza a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PMVC