Eleições em Conquista | Jornalista Luciana Oliveira, do PCdoB, deverá ser a vice-prefeita da chapa de Zé Raimundo


A candidata a vice-prefeita da chapa de Zé Raimundo (PT), na eleição de Vitória da Conquista, deverá ser a jornalista Luciana Oliveira, do PCdoB, segundo fonte comunista. A informação já havia circulado, mas sem confirmação dos dois partidos, o que deve ocorrer entre hoje (28) e amanhã.

A decisão se dá após intensa pressão do partido liderado pelo deputado Fabricio Falcão para emplacar o advogado e ex-vereador Andreson Ribeiro. No entanto, o PCdoB e o PT já haviam conversado e o partido de Zé Raimundo informara que Andreson não obtivera unanimidade entre os petistas, mas que o acordo se daria com um nome feminino, necessidade que teria sido apontada por pesquisas qualitativas.

Foi a senha para que Luciana se afastasse do emprego na Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, para ser a opção B. A portaria que concede a licença para concorrer a cargo eletivo foi publicada na semana passada, com efeito retroativo a 14 de agosto, data limite para a desincompatibilização.

20200828_002050

 

A confirmar a escolha, Zé Raimundo e o PT repetirão 2016, quando apresentaram a contadora Sidélia Porto (PSD), diante de opiniões que orientaram pela escolha de uma mulher, “para equilibrar a chapa” ou porque “o adversário tem uma vice e o PT, progressita, não pode se arriscar não tendo”.

Enviamos a matéria ao pré-candidato a prefeito do PT antes de publicar. Zé Raimundo visualizou a mensagem no WhatsApp, mas não se manifestou.

Segundo a fonte do BLOG, o PT e o principal marqueteiro do partido no estado, Sidônio Palmeira, acharam ótima a indicação do PCdoB para vice de Zé Raimundo. “Outsider”, teria dito o publicitário. Para o PCdoB, no entanto, a indicação de Luciana foi centrada na ideia de valorização e ampliação do espaço da mulher na política. “O futuro é das mulheres”, disse a fonte.

Sendo Luciana Oliveira a vice de Zé Raimundo, a eleição de prefeito de Vitória da Conquista deste ano terá, além dela, no mínimo, três mulheres na disputa majoritária: a candidata a vice na chapa de Herzem Gusmão (MDB), Sheila Lemos (DEM) e pré-candidata da Rede a prefeita, Maris Stella Schiavo.


FOTO: PERFIL DE LUCIANA NO FACEBOOK

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente