Primeira pesquisa registrada da eleição de Vitória da Conquista sai nesta sexta-feira


Com reportagem de Joslei Mathias

Adiada por causa da pandemia, a campanha eleitoral começou, oficialmente, no último domingo (27), o adiamento empurrou o calendário para novembro, quando acontece a eleição, no dia 15. O novo coronavírus tornou a pré-campanha mais demorada e ainda trouxe um notável desinteresse da população em relação ao assunto. Um dos fatores a ajudar esse quadro foi a não divulgação de pesquisas de intenção de voto, muito comum de ocorrer, anteriormente, entre três e dois meses antes data da eleição.

Quem está na frente? Quem vai ganhar? Meu candidato está bem? São perguntas que uma pesquisa ajuda a responder e que continuam soltas em Vitória da Conquista.

Mas, nesta quinta-feira (1º) a curiosidade terá uma resposta, com a pesquisa A Tarde/Potencial, registrada no TSE e realizada esta semana.

O BLOG procurou os seis candidatos e a candidata que disputam a cadeira de prefeito para saber qual as expectativa de cada um acerca da pesquisa do jornal A Tarde, que estará disponível on-line a partir da meia-noite de hoje. Apenas David Salomão (PRTB), Cabo Herling (PSL) e Ferdinand Martins (PSOL) atenderam à reportagem. Os demais ou prometeram mandar respostas e não cumpriram ou, simplesmente, não nem responderam, o caso do prefeito Herzem Gusmão (MDB).

Confiante, David Salomão disse que tem vencido as pesquisas e enquetes espontâneas e ressaltou que confia na pesquisa popular, com os candidatos saindo às ruas e sendo bem recebidos, “como estou sendo bem recebido por onde passo”.

Cabo Herling também demonstrou confiança. “A expectativa é a melhor possível, estou certo de que a pesquisa apontará eventuais ajustes em nossa comunicação junto ao eleitor conquistense”.

“A expectativa é muito boa. É claro que a campanha está começando e acreditamos que ainda estamos no momento em que os candidatos estão se apresentando e mostrando os seus programas nos espaços públicos”, comentou Ferdinand Martins.

As pesquisas são instrumentos importantes para o ajuste das campanhas e para que os eleitores indecisos direcionem seus olhos para um ou outro candidato e em alguns momentos e situações, podem até mesmo decidir o resultado do processo eleitoral.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: