Prefeitura atua para minimizar efeitos de incêndio no Parque das Bateias, em Conquista


O Parque Municipal da Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista, foi atingido por um incêndio na tarde de ontem e, segundo a Secretaria de Comunicação, desde o momento que soube do incidente, a Prefeitura tomou providências para ajudar no combate ao fogo e reduzir os efeitos.

.Na manhã deste sábado (3), começou uma ação conjunto entre as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Deserg e Emurc. Cerca de 200 servidores e máquinas estarão fazendo aceiros e roçagem de áreas que podem pegar fogo novamente. A Fiscalização Ambiental está investigando o incêndio na Lagoa, além de outros quatro focos detectados ontem, pois há indícios que sejam criminosos.

O incêndio

Segundo relato do administrador do parque, José Renato de Sousa, o fogo começou por volta das 13h00. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e a equipe conseguiu apagar o primeiro foco. Porém o fogo recomeçou e por conta do vento forte se alastrou rapidamente. Desta vez, a Brigada de Incêndio do Meio Ambiente atuou junto com o Corpo de Bombeiros. Servidores e máquinas do Deserg e da Secretaria de Serviços Públicos também trabalharam até a noite.

“Estamos aqui até agora, mas a dificuldade de apagar é grande porque o fogo está nas taboas. Essa área é alagada e não sabemos com precisão sua fundura, então pode acontecer um afogamento. O fogo não chegou nas árvores, mas infelizmente muitas aves e répteis que estavam dentro das taboas não conseguiram fugir e morreram por causa desse incêndio”, relatou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, na noite de ontem.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: