Hospital de Base de Conquista realiza cirurgia inédita


Desde ontem (25) o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mais conhecido como Hospital de Base, entrou para o grupo de hospitais a realizar uma cirurgia para tratamento de Fratura de Gradil Costal, problema que ocorre quando uma ou mais costelas estão fraturadas em decorrência de lesão torácica fechada, em pacientes com tórax instável.

O tratamento foi realizado em um paciente de 57 anos que tinha sido pisado por um animal de grande porte. O homem chegou ao HGVC apresentando instabilidade no tórax e deformidade visível da parede torácica, e por conta das várias fraturas, tinha grande dificuldade para controlar a dor. Esse tipo de limitação pode evoluir para complicações como pneumonia e acúmulo de secreção pulmonar.

Nesta quinta-feira (26), em avaliação do pós operatório, o paciente já se encontrava bem, com previsão de alta médica para amanhã.

A cirurgia foi conduzida pelo especialista em Cirurgia Torácica e Médico Rafael Sodré. De acordo com o cirurgião, o procedimento – que já é feito em hospitais particulares de Vitória da Conquista, mas foi realizado pelo SUS pela primeira vez – só foi possível graças à aquisição, a baixo custo, das hastes metálicas que são específicas para usar nesse tipo de tratamento, pois elas se moldam às costelas.

Sem esses materiais específicos, que são autorizados pela Anvisa, a equipe não poderia fazer muito pelo paciente, pois ele provavelmente evoluiria com quadro de dor crônica e deformidade. Ele apresentava um afundamento no lado esquerdo da parede torácica, e sem esse tratamento, a situação poderia se complicar por conta de controle da dor.

“A grande importância disso é levar esse tratamento de ponta e alta tecnologia para um paciente do Sistema Único de Saúde, que eu não conheço nenhum paciente pelo SUS da Bahia que usou esse material”, conclui o médico Rafael Sodré.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: