Vitória da Conquista é um dos 431 municípios brasileiros ganhadores do Selo Unicef


Dos 5.570 municípios brasileiros, 431 foram contemplados com o Selo Unicef (Edição 2017-2020) e Vitória da Conquista está entre eles . A divulgação dos nomes dos ganhadores foi realizada na manhã desta terça-feira (8), por meio de uma live promovida pelo Unicef Brasil. Além do Selo Unicef, o município também recebeu o prêmio Prefeito Amigo da Criança

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional e tem como objetivo o fortalecimento de políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido. Entre os indicadores para a aprovação estão a redução de abandono escolar, de gravidez na adolescência e de óbitos infantis. Também são avaliados dados como registro civil de nascimento de crianças, de crianças contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de mulheres em idade fértil investigadas.

“Essa certificação materializa o nosso compromisso em pautar a infância e a adolescência na agenda prioritária do Governo. É o reconhecimento pelos positivos avanços das políticas sociais do município, que fazem com que crianças, adolescentes e suas famílias sejam protegidos socialmente e tenham acesso pleno ao seus direitos fundamentais”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Esta edição contou com a participação de 1.924 municípios localizados em 18 diferentes estados. Foram 249 baianos, sendo apenas 26 certificados. Entre os municípios maiores, só Conquista e Barreiras conseguiram o Selo Unicef na Bahia. Os certificados apresentaram avanços superiores aos demais em suas regiões nos indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social.

Segundo a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Camilla Fischer, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo. “São quatro anos trabalhando de forma intersetorial realizando ações e avançando nos indicadores. Agradeço a todas as secretarias municipais envolvidas, que não mediram esforços e foram fundamentais para essa grande conquista”, completou.

Para a Mobilizadora do Selo, Melry Amaral, durante os últimos quatro anos houve um aumento do protagonismo das crianças e adolescentes do nosso município. “Cada desafio realizado foi de aprendizagem não somente para eles, mas para todos”, declarou Melry, que também é coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Juventude, ligado ao Centro Integrado de Direitos Humanos.


FOTO ANTERIOR À PANDEMIA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: