Operação Faroeste | Rui Costa exonera Maurício Barbosa e nomeia Ary Pereira interino na SSP 


Com dados da Secom/GOVBA e reprodução do CORREIO*

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (15), a nomeação de Ary Pereira de Oliveira para o cargo de secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ary Pereira é o subsecretário da pasta e assume o novo posto interinamente.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) juntamente com as exonerações de Maurício Teles Barbosa, que ocupava o cargo de secretário, e de Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era chefe de gabinete da pasta.

Maurício Barbosa, que é o titular da SSP desde 2011, foi afastado do cargo por um ano por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou duas novas fases da Operação Faroeste, deflagrada ontem (14) pela Polícia Federal. Policiais chegaram de manhã cedo à sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no CAB, e por volta das 7h30, eles deixaram o prédio com um malote.

A Procuradoria Geral da União chegou a pedir a prisão temporária de Barbosa, com o argumento de que ele teria, “papel central na garantia da impunidade” dos investigados da Operação Faroeste, mas ministro Og Fernandes negou a prisão, determinando o afastamento do secretário cargo por um ano.

A delegada Gabriela Macedo, que é chefe de gabinete do secretário há anos, está sendo investigada porque teria vazado informações sobre operações sigilosas, avisando antecipadamente alvos sensíveis. Ela é suspeita de avisar várias vezes ao falso cônsul Adailton Maturino sobre ações prestes a acontecer, entre outros casos.

Segundo fontes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a força da delegada na SSP era maior até que a do subsecretário Ary Pereira de Oliveira – que deveria formalmente ser o segundo nome na hierarquia.


 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente