Conquista tem maior número de internações em UTI por Covid-19 desde começo da pandemia

São alarmantes os números da Covid-19 em Vitória da Conquista, embora pense diferente a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê Gestor de Crise, comandado pelo advogado Kairan Rocha. Para ele, a pandemia está sob controle no município. Confrontando a opinião e a tranquilidade do governo municipal, no entanto, as taxas e quantitativos depõem uma realidade cada vez mais crítica.

A quantidade de novos casos aumenta a uma velocidade não registrada em nenhum momento nos nove meses e 13 dias desde que foi confirmado o primeiro caso no município. Desde lá, já são 15.749 registros e outros 5.949 pacientes notificados com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Em janeiro foram confirmados 1.363 casos novos, média de 104,84 por dia, a maior de todas. No pior mês da pandemia em Conquista, agosto de 2020, houve 2.793 casos, média de 90,09 por dia. Os números, até agora, projetam 3.250 pessoas adoecidas com Covid-19 para o mês e a uma taxa média de um óbito por dia, janeiro caminha para superar a quantidade de mortes ocorridas em novembro e dezembro.

Infelizmente, há indicativos de que isso pode acontecer.

Um deles é a taxa de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 em Vitória da Conquista. Ontem (12), registrou-se mais um recorde de internações de moradores em UTIs por causa da doença: 26 (37,1% do total). Em leitos clínicos são 21 conquistenses. Na soma, 47 pessoas residentes na cidade ou na zona rural do município estão internados em razão da Covid-19.

De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado às 20h37, 99 pacientes estão em tratamento nos leitos disponibilizados pelo SUS, 59 em UTI e 40 em enfermarias em três hospitais de Vitória da Conquista (Hospital de Base, HCC e São Vicente), 52 deles vieram de 26 municípios.

O painel on-line da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), atualizado às 22h33 da quarta-feira (12), mostra números ainda mais preocupantes: 103 pacientes internados, com uma taxa de ocupação dos leitos de UTI em 89%, totalizando 62. Em leitos clínicos estão internados, segundo a Sesab, 41 pessoas. Do total de 103 pacientes nos hospitais com leitos exclusivos para Covid, em Vitória da Conquista, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informa que 75 tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19 e 30 fazem uso de ventilação mecânica (respirador).

FOTO ILUSTRATIVA

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente