Covid-19 | Prefeitura de Conquista diz estar pronta para vacinação, mas se prende a obviedades e não divulga plano

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista (SMS) teria apresentado ao Comitê de Gestão de Crise (CGC) o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, mas matéria produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom) relata estudos, intenções, mas não informa como se dará, efetivamente, a vacinação. Não foram divulgados locais, horários, quantidade de profissionais envolvidos, uma mera tabela ou qualquer detalhe que possa configurar um plano operacional.

De acordo com a Secom, o plano foi elaborado para ser executado assim que a SMS for informada da data de envio das vacinas e diz que foi avaliada a estrutura física e de insumos para que não se perca vacina. “Para isso, foram verificados, e também adquiridos, refrigeradores para suprir toda necessidade de armazenamento das vacinas, além do número de profissionais que poderão colaborar na operacionalização”, afirma a nota.

O secretário de Administração e coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, explicou que foram feitas aquisições de insumos como seringas, algodão, álcool, caixas térmicas e de descarte de perfurocortante, necessários para a vacinação. O secretário seguiu na linha da obviedade: “Foi avaliada a estrutura física de todas as unidades de saúde para verificação de logística, ou seja, local para vacinação e funcionamento em horário diferenciado para aplicação contra a Covid-19, uma vez que a aplicação das outras vacinas não serão interrompidas (sic)”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, assegura, conforme a nota da Comunicação, que, além das 42 unidades de saúde, foram identificados os pontos estratégicos da cidade para que possa ser feita a vacinação na modalidade de drive-thru, mas não apresentou quais. Ramona diz, ainda, que, em um “segundo momento foi feita a elaboração das fases para poder realizar toda a vacinação das populações prioritárias e, a partir daí, aguardarmos novas orientações e novidades do Ministério da Saúde e do Governo do Estado quanto as datas que irão chegar as vacinas no nosso município”. Ou seja: disse só que se sabe, já que não deu conhecimento de quais serão as fases que afirmou ter elaborado.

Ao todo, a Secretaria de Saúde estima que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para as três primeiras fases.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: