Coronavac pode chegar hoje a Conquista. Estado e Prefeitura dizem que está tudo pronto para a vacinação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que deve enviar ainda nesta segunda-feira (18) as doses do imunizante CoronaVac correspondentes à primeira fase da vacinação prevista no plano estadual. Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, caso as vacinas cheguem no horário previsto, à noite, a distribuição será iniciada com o uso de aeronaves para os municípios que possuem pista de pouso com balizamento noturno, como é o caso de Vitória da Conquista. Outra parte será enviada em caminhões e caminhonetes com escolta da Polícia Militar.

As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina ainda na noite desta segunda-feira são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) – com vacinas direcionadas a Juazeiro, Lençóis (pouso) – com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

De acordo com a Sesab, nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, além de idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Já a Prefeitura de Vitória da Conquista disse que a estrutura está pronta para começar a vacinação. A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, informou que, além das 42 unidades de saúde, foram identificados os pontos estratégicos da cidade para que possa ser feita a vacinação na modalidade de drive-thru. A Secretaria de Saúde estimou que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para as três primeiras fases.

Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio.

DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS, DE ACORDO COM SESAB

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente