Conquista | Vacinas são insuficientes para prioritários da 1ª fase. Sequer dão para vacinar trabalhadores em saúde


O município de Vitória da Conquista tem uma população estimada de 10.920 trabalhadores em saúde (todos os que atuam em hospitais, clínica e postos de saúde, não apenas médicos e enfermeiros, por exemplo). Os idosos de 75 anos acima são 11.739. Pessoas com 60 anos ou mais que morem em asilos ou instituições psiquiátricas são 250 e há 200 quilombolas registrados no município. Juntos, somam 23.109 pessoas.

Os dados constam do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, com base no Sistema Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e referem-se aos quatro grupos que formam o público prioritário para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19, iniciada em Vitória da Conquista na terça-feira (19). .

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até sábado (23), já haviam sido vacinadas 3.011 pessoas, incluindo os residentes em asilos e abrigos. O número corresponde a 74,5% das 4.040 doses da vacina CoronaVac, recebidas na semana passada e é apenas 13% do total que deverá ser imunizado na 1ª fase da vacinação.

ATÉ AGORA: 7.320

No domingo, chegaram mais 3.280 doses da vacina de Oxford produzidas na Índia. No total,  com Coronavac e Oxford, o município recebeu 7.320 doses, quantidade que não atende, sequer, o público da saúde (10.920) e não há previsão de quando serão vacinados os idosos de 75 anos ou mais, nem quando chegará o restante para concluir a imunização de todas as 23.109 pessoas da primeira fase.

Pelas contas da SMS, o município tem, agora, 4.309 doses disponíveis, que serão usadas na segunda etapa da vacinação de trabalhadores da saúde, a partir desta terça-feira (26), de 9h00 às 11h30 e de 14h30 às 17h00, no drive-thru (entrada permitida apenas para carros e motocicletas) montado no estacionamento do Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO), e um posto especial no Boulevard Shopping, na Avenida Olívia Flores, para vacinar os profissionais que não tiverem a disponibilidade de veículos.

Conheça aqui o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente