PM e Prefeitura de Conquista vão intensificar fiscalização das medidas de prevenção à Covid-19


Apesar do crescimento rápido dos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista e o aumento de óbitos neste mês de janeiro, em vários pontos do município têm se repetido aglomerações, com paredões, festas e jogos de futebol, por exemplo, e o cumprimento das regras para funcionamento e atendimento ao público em bares e restaurantes e mesmo em lojas e repartições. A situação tem causado preocupação e tem sido alvo de críticas na imprensa. Nesta terça-feira (26), a prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM) e o comandante do Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO), Coronel Ivanildo da Silva, conversaram sobre o assunto e definiram que, a partir desta quarta-feira (27), será intensificada a fiscalização das medidas de prevenção da Covid-19.

O Coronel Ivanildo explicou que o trabalho será feito em conjunto com o setor de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e deve incluir, não apenas as aglomerações, mas a fiscalização do cumprimento das medidas preconizadas no protocolo municipal, como a quantidade de pessoas por mesa de bar, uso de máscaras, inclusive em lojas, disponibilização de álcool em gel, forma de serviço, etc. De acordo com o comandante, a ação visa coibir os abusos, mas também terá caráter de conscientização, na base do diálogo: “Continuamos contando com a cooperação da população, os cuidados e o respeito às determinações das autoridades estadual e municipal são muito importantes para que a gente consiga combater essa doença terrível”.

DENÚNCIAS

Em nota enviada ao BLOG, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que, por meio da Gerência de Posturas, segue orientando a comunidade sobre as medidas de isolamento social e com ações de fiscalização nos bairros e área comercial, para cumprimento dos decretos e controle da transmissão do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Na nota, a Sesep diz que realiza, “desde o início da pandemia, operações conjuntas, quando necessária ou quando solicitada, com a Polícia Militar, a fim de evitar aglomerações em bares e demais pontos comerciais de Vitória da Conquista” e informa que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (77) 3420-7009 e 3420-7010 ou presencialmente, no prédio da secretaria, localizado na Rua Catão Ferraz, s/n, Centro, de segunda a sábado em horário comercial, ou de sexta a domingo, das 19h00 às 00h30.

A Sesep é responsável pela fiscalização das denúncias de perturbação do sossego, poluição sonora e aglomerações em espaços comerciais.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente