Conquista vacina cerca de 4 mil profissionais de saúde contra Covid. Faltam mais de 18 mil pessoas só da 1ª fase


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, até ontem (26), foram vacinadas 4.490 pessoas em Vitória da Conquista contra a Covid-19, o equivalente a 61,33% das doses recebidas em duas remessas, nos dias 19 e 24 e 19,42% do total que deverá ser imunizado na 1ª fase da vacinação. Pelas estatísticas do Sistema Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), são 23.109 pessoas no grupo prioritário da primeira fase.

O município recebeu 7.320 doses, 4.040 da CoronaVac e 3.280 doses da Oxford, quantidade insuficiente para contemplar os trabalhadores da área de saúde, que são 10.920, de acordo com o SIPNI, mas podem passar de 12 mil, segundo avaliação da SMS. Nas contas da Secretaria Municipal de Saúde pouco mais de 4.200 foram imunizados até ontem.

A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada em Vitória da Conquista na terça-feira (19) e das 4.490 vacinas aplicadas, 210 foram em pessoas com 60 anos ou mais que moram em asilos e abrigos e em trabalhadores dessas instituições Ainda faltam, como públicos prioritários da primeira fase da vacinação, idosos a partir de 75 anos (11.739) e quilombolas (200), além do remanescente do pessoal da saúde.

As doses que ainda restam, 2.830, são menos da metade (42%) do que ainda falta vacinar apenas entre os trabalhadores da saúde. Quando é considerado todo o público da primeira fase que ainda falta vacinar (18.669, baseado no SIPNI), a quantidade de vacinas nas geladeiras da Secretaria Municipal de Saúde não passa de 15% do necessário. Para atender ao público prioritário o município precisa receber mais que o

A vacinação prossegue, de 9h00 às 17h00, no drive-thru (entrada permitida apenas para carros e motocicletas) montado no estacionamento do Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO), e nos pontos do Boulevard Shopping, na Avenida Olívia Flores, para vacinar os profissionais que não tiverem a disponibilidade de veículos.

Fases do plano de vacinação contra Covid-19

1ª fase: trabalhadores da saúde; população idosa a partir de 75 anos, ou acima de 60 que vivem em instituições de longa permanência; indígenas/ aldeados/povos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.

2ª fase: pessoas de 60 a 74 anos; pessoas com comorbidade crônica, transplantados e obesidade; trabalhadores da educação; trabalhadores do transporte coletivo; força de segurança e salvamento.

3ª fase: pessoas com deficiência severa; população em situação de rua; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e transporte rodoviário de carga.

Veja aqui o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente