Rui Costa autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira


A partir da próxima segunda-feira (1º), os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A boa notícia foi dada pelo governador Rui Costa (PT), que enviará 54 mil doses ainda neste final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

“Autorizei o início da vacinação de idosos com 90 anos ou mais a partir da próxima segunda, dia 1º, em todos os municípios da Bahia. Decidimos avançar na imunização dos idosos que estão mais vulneráveis à Covid-19, mas ainda precisamos de muito mais doses e lutaremos por isso. Neste fim de semana, distribuiremos 54 mil doses ao interior para garantir o início desta nova etapa da vacinação. E amanhã, no Diário Oficial do Estado, será publicado a prorrogação do decreto que suspende aulas e proíbe shows e eventos. A medida passa a ter validade até 07/02”, disse o governador.

De acordo com o secretário Saúde, Fábio Vilas-Boas, “ainda que a Bahia registre o segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”. Vilas-Boas ressalta que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirma o secretário

Informações detalhadas sobre o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas, por município, estão disponíveis no painel da vacinação https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. Os números são atualizados diariamente pela Sesab a partir do contato com as equipes de cada município.

 

Comente