Prefeitura de Vitória da Conquista disponibiliza atendimento psiquiátrico para servidores municipais




Há informações da maior importância às quais nem sempre damos a devida atenção, como esta, do título da matéria.

É cada vez maior o número de pessoas com transtornos psíquicos, muitas delas sufocadas com as pressões do trabalho, de problemas familiares, falta de dinheiro e até por paixões mal resolvidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lista o Brasil como o segundo com maior número de depressivos nas Américas, com 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% de depressivos. A doença afeta 4,4% da população mundial. O Brasil também é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

A obrigação de dar conta de tarefas, apresentar resultados e o medo de alguma coisa não dar certo, de ser demitido ou, simplesmente por falta de confiança do que faz, leva muita gente a sofrer de depressão ou ansiedade no trabalho, o que leva várias corporações e empresas a criarem setores de apoio psicológico ou contratam planos de saúde para auxiliar empregados e colaboradores a se sentir melhor, a enfrentar doenças sociais que chegam a ameaçar a vida.

Por isso, merece destaque a ação da Prefeitura de Vitória da Conquista neste sentido. Os servidores públicos municipais  dispõem de atendimento médico psiquiátrico gratuito, por meio do Núcleo de Saúde Física e Mental da Gerência de Gestão de Pessoas, desde 2019. De acordo com a Secretaria de Comunicação, a iniciativa faz parte da política de valorização do servidor público, considerando que o seu bem-estar passa diretamente pelos cuidados com a saúde mental.

Para agendar uma consulta, basta se dirigir à Gerência, localizada na Praça Joaquim Correia, nº 21. Em caso de dúvidas, ligue para: 3424-8901 ou 3424-8915.

FOTO ILUSTRATIVA

Comente