Vitória da Conquista só tem um leito de UTI pediátrica para tratamento de Covid-19 e está ocupado




O site de notícias Sertão em Dia, de Caculé, publicou a notícia de que uma criança de 1 ano e dois meses de idade, moradora de Licínio de Almeida e diagnosticada com Covid-19, morreu quando era levada para Itabuna. A transferência foi definida pela Central de Regulação do Estado para a cidade do sul da Bahia se dava porque não havia sido encontrada vaga de UTI pediátrica em hospitais da região.

A notícia do Sertão em Dia foi reproduzida por sites de Vitória da Conquista, alguns complementando que a região Sudoeste da Bahia encontra-se sem vagas.

O BLOG pediu informações à Secretaria de Saúde do Estado  da Bahia (Sesab) que não deu resposta específica negando ou confirmando o caso de Licínio de Almeida, apenas esclareceu que pacientes que precisem de internação e não encontram vaga na cidade onde residem ou na unidade regional de referência são transferidos para outras regiões.

Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral, mais conhecido como Hospital de Base tem apenas um leito de UTI pediátrica dedicada à Covid-19, que está ocupado neste momento, segundo o painel on-line da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Sesab, atualizado às 14h00. A mesma unidade, o único leito SUS pediátrico disponível para tratamento da Covid-19, estava sendo usada entre os dias 11 e 17 vagando na quinta-feira (18) e voltando a ser ocupada ontem.

Considerando o caso da menininha de Licínio de Almeida, que precisou da UTI e não encontrou vaga em Vitória da Conquista, que é referência para dezenas de município, está claro que a capacidade de atendimento para esse público (bebês, crianças e adolescentes) está subdimensionada.

Em relação à criança internada com Covid-19 na UTI do Hospital de Base, a direção não fala com a imprensa e não autoriza qualquer divulgação sobre as internações, repassando as demandas para a Sesab, que também não informa. Assim, não foi possível saber qual a idade da criança internada, de onde é e se foi diagnosticada com Covid-19 ou é caso suspeito.

Sertão em Dia

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente

%d blogueiros gostam disto: